O Grupo Hora de Avançar anuncia através dessa carta a renúncia integral de seus cargos no Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul. A partir desse momento as Coordenações e Direções que havíamos conquistado nas últimas eleições serão divididas proporcionalmente entre os grupos Movimentação e DCE Por Você.
Renunciamos em respeito daqueles que votaram no Hora de Avançar; mas mais do que isso: renunciamos em respeito à tudo aquilo em que acreditamos.
Nesses três meses de DCE presenciamos reuniões onde o debate foi substituído pelos insultos. É lamentável que estudantes não consigam conversar, dialogar. Quando qualquer opinião em contrário é uma afronta pessoal, o respeito mínimo inexiste.
Vimos um grupo fugir das reuniões convocadas, fugir da prestação de contas. Fugir de qualquer tipo de diálogo democrático. Gastam o dinheiro do estudante como bem entendem, sem prestar contas. E até o momento isso só acabou em pizza.
Vimos esse mesmo grupo chantageando o outro grupo para ficar sozinho no DCE. Chantagens que ecoaram por partidos políticos de Caxias do Sul. É triste que hoje o DCE tenha se transformado em um reduto da “companheirada”, não representando de maneira alguma a pluralidade que é a UCS. Muita politicagem barata.
No ano passado um grupo torrou o dinheiro do estudante em festas. Nesse ano nem sabemos para que o dinheiro está sendo usado. Talvez nessa altura nem uma auditoria resolva nossa dúvidas, devido as manobras contábeis possíveis.
Quem tem medo da democracia? Nós sabemos a resposta: Quem tem medo de reuniões plurais, quem tem medo do diálogo, quem tem medo da opinião contrária, quem tem medo de que outros grupos consigam realizar coisas objetivas e reais pelo bem comum, quem tem medo de auditorias.
Saímos do DCE sem precisar utilizar nem um centavo do caixa da entidade. Só isso responde as mentiras que disseram a nosso respeito. E conseguimos sempre fazer nosso trabalho, sem precisar de nenhuma verba.
A partir de agora, renovamos nosso compromisso: faremos uma oposição responsável. Afinal, alguém precisa ser responsável.
Não precisamos de cargos para manter nosso trabalho. Pelo contrário, agiremos ainda mais agora, sempre de acordo com aquilo em que acreditamos. Queremos um DCE de estudantes, não uma sucursal de partidos políticos. Tem gente que precisa ir “brincar de ser vereador “em outro lugar. O DCE é um órgão representativo que precisa de seriedade.
Convidamos todos aqueles que querem ver o DCE avançar para virem conosco. Acreditamos em um movimento estudantil realmente aberto à todas as opiniões, à todos os estudantes. E é para lutar por tudo isso que estamos renunciando nossos cargos. Vamos continuar trabalhando com os alunos. Com todos.
Não somos um grupo preso ao passado. Lutamos por um movimento estudantil que olha pra frente, que acredita na eficiência, na transparência e no diálogo.
Agora, mais do que nunca, temos a certeza de que o DCE precisa Avançar.