24 de fevereiro de 2011

Reitoria propõe 13 cópias por crédito

A reunião com a reitoria acabou com a proposta da redução de 25 cópias por crédito para 13 cópias por crédito. Ou seja, para uma disciplina de 4 créditos o número de cópias cai de 100 para 52.

A impressão de monografias, ou as plotagens para o pessoal da Arquitetura estão asseguradas, e não fazem parte desse número de cópias.

A reitoria não apresentou os relatórios sobre o uso de cópias, seu impacto financeiro sobre as contas da universidade nem sequer sobre o disperdício gerado pelas cópias. Nesse momento portanto voltamos a exigir a divulgação desses relatórios, para que possamos avaliar se essas 52 cópias propostas são viáveis ou não. A princípio acreditamos que o número poderia ser melhor, mas já temos a garantia de que as cópias existirão.

É importante que os alunos se posicionem sobre esse número. Use o twitter, esse blog ou mande e-mail para horadeavancar@gmail.com com seu posicionamento sobre esse número de cópias.

11 comentários:

Renata disse...

acho 52 cópias muito pouco, visto que usei toda a minha cota das cinco cadeiras no último semestre. mas já é um avanço. obrigada ao dce e, no que precisarem, contem com a participação dos alunos.

Vane disse...

Quando pedirem os relatórios, perguntem qual é a porcentagem do valor da mensalidade correspondente ao volume de impressões que, não somente são disponibilizadadas para alunos, como também para a UCS toda.

Ale disse...

Importante a intervenção do DCE neste caso que revoltou a todos os alunos.
Acredito que a quantia de 52 cópias é uma vitória, levando em consideração que a decisão de corte total ja havia sido tomada.

Claro que ainda é pouco, mas mostra que o diálogo permite uma negociação e que o estudante seja beneficiado.


Certamente se não houvesse o diálogo, e sim badernas, gritarias e bagunça, não teríamos recuperado o que é nosso por direito.

Sabemos que em muitas disciplinas,realmente não são usadas todas as cópias disponibilisadas.

Acredito que com esse novo número possamos desenvolver um bom andamento no semestre, sem atrapalhar os acadêmicos. Claro, isso se houver um aperfeiçoamento do AVA, e uma cobrança grande para os professores utiizarem mais e melhor os recursos.

23 de dezembro disse...

Boa dia colega do Desing,como ocorre com o pessoal da Arquitetura, publicidade,engenharia e etc.Os trabalhos de aula aonde é necessário realizar impressão colorida,continuarão sendo realizado pela Universidade. Isso também se aplica na questão da monografia que também continuará sendo impressa pela ucs,não sendo cobrada e não entrando nas cotas,pois é um trabalho acadêmico.

Opinião de estudante recebida por e-mail disse...

Oi Pessoal, vim dar minha opinião sobre as 13cópias por crédito..
Estudei na Unisinos durante mais de 2 anos, a unisinos é indiscutivelmente muito melhor estruturada que a ucs e por ter o selo ISO 14001 o numero de copias por semestre é 170 cópias, não importando o numero de créditos, sendo diferenciado para os alunos matriculados em TCC. Tomando como exemplo, acho 13 cópias por crédito um numero relativamente bom.
Curso medicina e o numero de cópias que nós possuimos era absurdo, mais de mil copias por semestre, assim sendo o pessoal imprimia livros, etc... Além de ir contra todos os principios ambientais, é ilegal a impressão de livros e sinceramente desnecessário...
Acredito que 15 copias por credito é um numero bom pra quem tem interesse de utilizar para a impressão de trabalhos e talvez as aulas em power point.

Opinião recebida por email horadeavancar@gmail.com disse...

Olá...olha o fim das impressões é bastante prejudicial aos alunos, porém 52 são melhores que impressão alguma.
Até então nunca utilizei as 100 por disciplina, mas estou apenas no 4º semestre...talvez venha a utilizar mais daqui para frente.

Monique Larentis disse...

A ucs tem q dar um passo a frente. Sem pensar no meio ambiente ela vai continuar gastando milhões em muitas folhas desnecessárias.

Olívia disse...

Obrigada DCE!
Essa conquista já é um grande avanço! A Reitoria de fato fora muito radical ao cortar todas as cópias, nesse contexto o ideal era mesmo uma redução. É claro que foi uma redução bem significativa, agora os alunos terão que usar suas cópias com mais consciência, mas pelo menos não sairão tão prejudicados.

aluno antenado disse...

Colega de design a informação do Jean não procede.

Os ploters vão funcionar, mas as impressoras coloridas também foram retirdas do Campus 8.

Falei com o pessoal que trabalha lá e a orientação é que as cópias coloridas também estão suspensas.

Acho que vamos ter que nos mobilizar mais, não dá para esperar por esse povo do diálogo, até pq na reunião quando foi proposto 90 impressões por cadeira um estudante da "oposição" do DCE se atravesou e disse 60.

Acho que tem um povo que negociou alguma coisa por fora com a reitoria. Ainda bem que o DCE é dirigido por gente com firmeza e que não trai os estudantes. Mas tem uma minoria que só atrapalha

Lucas disse...

Cara fui EU que me "atravessei e falei 60" ... só que ao contrário de ti eu mostro minha cara ....


Garanto que é alguém da movimentação que não tem coragem de mostrar a cara e fica distorcendo informações .... :D

PAULO LIMA disse...

ACHO MUITO POUCO AS CÓPIAS QUE A UCS, PROPÕE,O VALOR DAS DISCIPLINAS DEVERIAM BAIXAR MUITO, VEJO SÓ EXPLORAÇÃO POR PARTE DA ENTIDADE.DICA A ENTIDADE DEVERIA DEIXAR DE PATROCINAR ....TUDO E VALORIZAR A EDUCAÇÃO.

 
 



Postagens populares

Procurando alguma coisa que não encontrou?

Acreditamos

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras fizeram". (Jean Piaget)